A busca por experiências culinárias que marcam o paladar é cada vez mais comum. Nesta receita, usaremos uma das carnes mais nobres: o filé mignon; e como acompanhamento, um delicioso purê de raízes com cará e batata doce. Além de deliciosa, essa receita é perfeita para comer acompanhada daquela pessoa especial.
INGREDIENTES
Carne
- 600g de filé mignon
- 5g de óleo
- ½ colher de chá de sal
- ½ colher de café de pimenta do reino (moedor)
- 80g de mandioquinha
Purê de raízes
- 150g de cará
- 200g de batata doce
- 60g de manteiga
- 120ml de Leite
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de café de pimenta do reino
Manteiga composta
- 100g de manteiga
- 3 Ramos de tomilho
- 2 Ramos de alecrim
- 2 Ramos de orégano
- 1 Pitada de sal

MODO DE PREPARO
Manteiga composta
Pique as ervas e as misture com a manteiga em temperatura ambiente. Tempere com sal e coloque a manteiga temperada em papel filme, enrolando o papel e fazendo canudinhos. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Purê de raízes
Descasque as raízes e cozinhe em água até que estejam bem macias. Passe por um espremedor e coloque em uma panela, adicionando a manteiga e o leite. Misture tudo com a ajuda de uma espátula até que esteja emulsionado e liso. Você pode usar o processador ou liquidificador caso queira uma textura mais lisa.
Filé
Corte o filé em medalhões de 200g e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar por 5 minutos em temperatura ambiente. Em uma frigideira antiaderente bem quente, coloque o óleo e o filé. Sele (doure) todos os lados do filé até que esteja uma cor caramelizada em todos os lados (deixe uma única vez de cada lado). Quanto mais macio o toque da carne após ser selada, mais mal passada ela estará. Prepare no ponto do seu gosto.
Sirva sobre o purê de raízes e coloque uma fatia da manteiga por cima do filé. O calor do filé irá derreter a manteiga.
Fonte: Academia da Carne