Inseminar as fêmeas F1 Angus/Nelore com Brangus se tornou uma grande opção de cruzamento, na medida que o programa de carne Angus se consolidou, já que para se classificar no programa o animal deve ter pelo menos 50% de sangue Angus em sua genética.
Portanto, o Brangus de torna a única opção de raça para uso nas F1 Angus quando se busca premiação dos produtos no programa Angus.
Nesse caso perdemos em vigor híbrido, o qual deve ser compensado com sêmen de touros provados Brangus.
Lembramos que para o Centro Norte do País a progênie de Brangus deve ter suplementação com ração no pasto ou levada diretamente ao confinamento, comercializando tanto machos como fêmeas, pois os mesmos não apresentam adaptabilidade suficiente e apetite para pastar em climas quentes e úmidos. Ou seja, recomendamos capricho na recria desses produtos.
Se assim for, o produtor terá um resultado excepcional como visto nas fazendas de André Fillipo (foto acima) e Renato Medeiros (vídeo abaixo), o qual abate com até 15 meses e peso acima de 560 kg.
Bois filhos de Brangus x matrizes cruzadas – Renato Medeiros / Coxim (MS)
Bezerro Brangus no pé de uma matriz F1 Angus. Excelente habilidade materna. Fazenda Sete Voltas / Ribas do Rio Pardo (MS)