Como criar gado de cruzamento industrial?

Pecuarista que cria Angus, Brahman, Guzerá, Nelore e Senepol quer encontrar melhor combinação entre as raças para fazer o gado de cruzamento industrial

O criador Antônio Neto, de Fortaleza (CE), enviou uma pergunta ao programa Giro do Boi sobre como criar gado de cruzamento industrial.

Pergunta:

Tenho várias raças em minha propriedade (AngusBrahmanGuzeráNelore e Senepol). Então, como fazer o manejo reprodutivo entre elas?

Resposta:

No cruzamento entre raças a gente sempre procura heterose com adaptabilidade, como eu sempre digo aqui. Além do uso de touros provados.

CUIDADO COM PROBLEMA DE PARTO

Sugiro que você use basicamente o Nelore, que é o que menos problemas de parto dá. Ele gera menos distocia sobre as suas taurinas. Se for novilha Senepol ou novilha Angus, use Nelore. O ideal seria você inseminar com Nelore parto fácil. Ou fazer um tricross, talvez, com um bimestiço, também com DEP de peso negativo ao nascimento. É possível usar qualquer outro zebuíno. Já sobre as fêmeas Nelore, é possível ainda usar Brahman ou Guzerá.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Sempre tente juntar as raças com choque de sangue. Tem que fazer o cruzamento com choque de sangue, gerando vigor híbrido, ou heterose. Isso é importante para você conseguir resultados consistentes e fazer uma boa fêmea. Depois disso, segure as matrizes que você terá matrizes de altíssima qualidade.

Assista a resposta completa do especialista sobre combinação para gerar gado de cruzamento industrial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes