Na edição desta quinta-feira, dia 6, do quadro Zadra Responde, no Giro do Boi, o zootecnista Alexandre Zadra falou sobre o segredo do sucesso do cruzamento industrial entre o Angus e o Nelore a um produtor de Minas Gerais.
Pergunta:
Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Volneimar Lacerda, de Gurinhatã (MG).
Resposta:
O Angus tem predicados interessantíssimos. É uma raça britânica, inglesa, muito precoce. Foi criada para produzir carne de qualidade e uma fêmea que desmamasse um bezerro todo ano. É muito fértil, tem ótima habilidade materna, portanto o segredo do Angus é a precocidade sexual da fêmea e a precocidade no ganho de peso e terminação nos machos quando cruzados com Nelore.
O macho F1 Angus x Nelore será abatido sempre muito pesado com acabamento e a fêmea F1 Angus você pode emprenhar muito cedo, aos 14 meses. Aos 30 meses de idade (desta fêmea), você desmamará um bezerro com oito arrobas com ela pesando 16 arrobas, ou seja, você produzirá aos 30 meses de idade com esta fêmea de 16 arrobas mais 8 arrobas do bezerro, 24 arrobas de carne ao todo, o que vai fazer com que o produtor tenha um produto espetacular e lucro na propriedade.
Veja o vídeo completo da resposta clicando na imagem abaixo: