Consigo tirar até quantas crias de uma vaca cruzada? Marcelo de Almeida Carvalho – Açucena (MG)

No último dia 25 de novembro, no quadro Zadra Responde, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador que tem propriedade em Minas Gerais e quer desmamar bezerros tricross pesados. Confira:

Pergunta: 

Quantas crias uma vaca F1 Angus x Nelore dá em toda a sua vida reprodutiva? Marcelo de Almeida Carvalho – Açucena (MG)

Resposta:

“Quantas crias uma fêmea F1 Angus x Nelore pode me dar produzindo bezerros de qualidade?”. A questão é a seguinte: toda fêmea F1 Angus é longeva e, como eu costumo dizer, ela é um relógio para parir. Todo ano ela dá um bezerro e desmama outro bezerro pesado. Eu já vi fêmeas F1 de até 15 anos parindo. Então ela é muito longeva.

Há um limite para o pico de produção de leite de uma matriz, o que é essencial para desmamar um bezerro pesado. Passado este pico, com a diminuição da produção de leite, o criador pode compensar oferecendo boa condição de pasto para reforçar o potencial da vaca F1 desmamar um bom bezerro tricross.

Ela vai sempre produzir bezerros pesados, lembrando que a fêmea tem o pico de produção de leite na sua quinta à sexta cria. Depois ela tende a diminuir a produção de leite. No entanto, além da genética, você tem a questão de pasto, de comida. Uma matriz desmama bezerros pesados e essa porcentagem do peso a mais que ela dá para o bezerro, além da genética, é o que ela come. Portanto, em anos bons de pastagem, elas produzem bezerros melhores, mais bem desmamados do que em anos ruins de pastagens para as vacas. Então é importante que você se atente a isso. Mas a F1 vai desmamar sempre um bezerro pesado por cinco, seis, dez anos, sempre vai fazer um bezerro pesado.

Clique na imagem abaixo e confira o vídeo com Alexandre Zadra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes