Cruza de Senepol e Brangus pode sofrer com o calor?

Será que a cruza de novilhas ¾ Senepol com touro Brangus se adapta bem ao calor? A dúvida foi esclarecida no quadro Giro do Boi Responde do dia 2 de junho. A questão veio do pecuarista Augusto Marchito, que tem uma fazenda no norte do Estado do Rio de Janeiro.

O criador quer fazer esse cruzamento para agregar mais valor a suas desmamas, porém, está com dúvidas sobre a adaptação desses animais em sua região. Segundo Marchito, faz muito calor no verão onde ele mora.

Veja a resposta de Alexandre Zadra:

A resposta é sim, pois os filhos desse cruzamento serão bem adaptados ao calor da região. Considere que as filhas e os filhos terão apenas 31% de sangue Angus, já que o pai Brangus tem 62% de sangue Angus. Ele transmite a metade para seus filhos. Isso significa 31%.

Então, o restante é genética de gado tropical. A única recomendação é sobre o cuidado com os cascos das novilhas ¾ Senepol. Áreas com muita umidade fazem amolecer os cascos desses animais. A indicação é que essas fêmeas fiquem preferencialmente em áreas mais secas e altas na propriedade. 

Confira a resposta da completa pelo vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *