Dá certo cruzar Brangus Vermelho com vacas Braford?

Em sua participação no Giro do Boi Responde da última sexta-feira (7), Alexandre Zadra atendeu um pecuarista da cidade argentina de Bernardo de Irigoyen. Confira:

Pergunta:

Tenho vacas Braford e quero fazer o cruzamento com o Brangus vermelho. Dá um bom resultado? Vale a pena eu experimentar o cruzamento com o Zebu? Diego Vera – Bernardo de Irigoyen (Argentina).

Resposta:

O clima na cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, é similar ao do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, um clima quente e seco no verão e frio e úmido no inverno.

cruza entre bimestiços é comum na região. É um cruzamento tradicional utilizar dois bimestiços. Ou mesmo bimestiço sobre raças europeias.

CARACTERÍSTICAS DO F1 BRANGUS VERMELHO X BRAFORD

Lógico que os dois são formados com raças britânicas e a heterose é menor. Mas acontece a heterose, acontece a complementaridade.

Enquanto o Braford traz para o cruzamento uma porção muscular maior no posterior, por outro lado o Brangus oferece maciez e acabamento.

Lógico, existem diferenças entre indivíduos e isso a gente tem que considerar. Mas, de modo geral, nós temos o Hereford com maior porção de posterior, tem um posterior um pouco mais coberto de carne. E o Angus tem uma carne também mais macia, tem um acabamento muito bom. Então elas se complementam.

ADAPTABILIDADE

Em resumo, o cruzamento do Brangus vermelho com Braford vai casar bem com o clima de Bernardo de Irigoyen.

Quando você faz esse cruzamento, você produz um animal ⅝ europeu. Esse grau de sangue é ideal para o seu clima. No verão, esse gado ⅝ europeu perde o pelo por causa do calor. E o pelame dele cresce no inverno. Então ele se protege. Por isso eu sempre recomendo esse grau de sangue para o Rio Grande do Sul.

ALTERNATIVA

Além disso, há uma alternativa, seja para cruzar direto com vacas Braford ou para cobrir as F1 Brangus vermelho x Braford. Se você quiser utilizar uma raça adaptada, com praticamente o mesmo metabolismo, utilize o Bonsmara sobre o seu gado Braford ou sobre as cruzas Brangus x Braford. Você gerará heterose e eles têm praticamente o mesmo metabolismo e se complementam muito bem. O Bonsmara tem uma carne muito macia, uma fêmea boa e tem uma boa carcaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes