No quadro Giro do Boi responde do último dia 22 de agosto, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador do Estado do Acre. Confira:
Pergunta:
Estou interessado em fazer uma produção de bovinos com genética de três raças (tricross). O plano é cruzar uma vaca comercial Nelore com touros Caracu e Sindi. Sobre as matrizes nascidas, meio-sangue Nelore/Caracu e Nelore/Sindi, quais raças de touros pode-se usar depois? Luiz Ferreira – Rio Branco (AC).
Resposta:
Recomendo que você utilize um touro europeu que você vai ter resultados excelentes. Se a intenção for por bovinos de menor porte, uma sugestão são touros Hereford. A produção pode ser de um gado para boas matrizes, com fêmeas precoces.
Agora, se a intenção for para gerar bezerros e bezerras de grande porte, a recomendação é usar touros como das raças Black Simental e Simental vermelho.
Com essa opção é possível aproveitar as fêmeas como receptoras ou como a novilhas para reprodução.
Serão ótimas fêmeas e os filhos desse Simental sobre as suas tricross, pode fazer um cruzamento industrial com o touro Charolês para gerar animais de grande porte e bezerros mais pesados.
Confira a resposta completa no vídeo abaixo: