O que esperar do cruzamento de touro Angus com vaca Guzerá? Antônio Sérgio – Santa Bárbara do Monte Verde (MG)

No quadro Zadra Responde do programa Giro do Boi, no Canal Rural, que foi ao ar dia 20 de agosto, Alexandre Zadra respondeu mais uma pergunta de um telespectador. Confira:

Pergunta:

O que esperar do cruzamento de touro Angus com vaca Guzerá? Antônio Sérgio – Santa Bárbara do Monte Verde (MG)

Resposta:

Antes de tudo, vale lembrar que quem tem uma matriz Guzerá ou Guzonel é um privilegiado porque ela tem uma habilidade materna muito boa. É excelente a habilidade materna, sempre desmamando bezerros pesados, sejam zebuínos ou sejam europeus.

Portanto, o que você pode esperar é um bezerro sempre muito pesado, lembrando que quando a gente usa touros de raças diferentes, a gente sabe que pode variar o resultado. Mas touros superiores, sempre independente da raça, vai gerar mais padronização. Então é importante você, além de ter uma matriz muito boa, como a Guzerá, escolher touros corretos, com valor genético adequado. Para vocês terem ideia, nem todo Angus é igual. A gente vê diferença de 30, 40 e até 50 kg na desmama de um touro para outro touro. Então é importante você escolher sempre touros provados, avaliados para características que você quer para usar sobre as suas matrizes Guzerá.

Assista o vídeo da entrevista clicando na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *