Quais raças de touros dão crias pesadas em cruzamento com vacas leiteiras?

A pergunta foi enviada por um telespectador e pecuarista de Minas Gerais ao programa Giro do Boi Responde do dia 26 de setembro. Confira:

Pergunta:

Tenho vacas de leite 3/4 holandesas e 5/8 também. Quero cruzá-las para tirar crias pesadas que tenham boa qualidade de carcaça, inclusive utilizando touros Brangus, Senepol, Sindi ou Simental. Quais touros darão crias pesadas nesses cruzamenos? Marcelo Ferreira – Delfim Moreira (MG).

Resposta:

“Quando se pensa em fazer um animal com uma recria extensiva, precisamos lembrar que o interessante é que os animais tenham um pouco menos de sangue europeu, ou seja, que tenha no máximo 50% de sangue de raças europeias para ser realmente criado bem.

Se for para utilizar sobre novilhas ¾ ou ⅝, o recomendado é o uso de touros de raças europeias adaptadas ou animais bimestiços.

Um touro Senepol na vaca ¾ vai produzir animais com pelo zero com heterose máxima.

Outras opções de cruzamento é com touros da raça Bonsmara que é um taurino adaptado. “É uma espetacular a raça com potencial de ganho de peso. As crias vem com heterose, com carne de qualidade e potencial de crescimento.

Confira o vídeo com a resposta completa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *