O zootecnista Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador que tem fazenda em Marília no último quadro “Zadra Responde”, no Giro do Boi. Confira:
Pergunta:
Qual a melhor raça para cruzar com minhas vacas Angus x Hereford x Nelore? Gustavo Krubnik – Marília (SP).
Resposta:
Você tem a sua vaca ¾ europeia aí em Marília e sabemos que esses animais só vão pastar ou vão ter maior conforto térmico quando a temperatura cai a 22, 23º C. A temperatura noturna no inverno a gente sabe que cai aí em Marília, então essas vacas vão pastar nessas horas. No verão noturno, se for na fazenda, por vezes você tem essa temperatura de 22 a 23º C, quando eles pastariam. Mas esse animal ¾ europeu sofre um pouco com carrapato.
Mas a pergunta é qual raça utilizar sobre suas matrizes ¾ europeias, ¾ britânicas, já que você tem Hereford e Angus como pais e avós. Elas são duas vezes britânicos, são animais de menor porte. A gente recomenda que, pela complementaridade, você coloque um pouco de rusticidade. Você perguntou se seria bom você usar um Braford ou um Brangus. […] Seria ótimo. Com os bimestiços, você diminuiria um pouquinho essa condição de pelo, seria um animal um pouco mais rústico.
Agora se você quiser realmente colocar rusticidade, o ideal seria ou zebuíno ou os adaptados.
Você falou do Senepol. O Senepol é adaptado, mas ele é de pequeno porte. Nesse caso, se você escolher um taurino, o ideal seria você usar um Caracu. Você usaria Caracu sobre seu gado, tiraria o pelo e faria um animal de maior porte, com a complementaridade desejada nesse caso”, sugeriu. “Dentre os taurinos adaptados, utilize o Caracu, que também vai tirar o pelo do gado e fará um animal taurinizado para você continuar vendendo os machos com valor agregado aos programas de premiação.
Ou use o Zebu parto fácil nas suas vacas europeias, que são bem taurinizadas, ¾ europeias, principalmente se forem novilhas. Você vai colocar rusticidade, fará um animal ⅝ Zebu, um animal que vai ser muito adaptado.
Para conferir o vídeo da entrevista clique na imagem abaixo: