Qual a melhor raça para inseminar vacas meio-sangue e ¾ Hereford no PR?

Em sua participação no quadro “Zadra Responde”, no programa Giro do Boi (Canal Rural) do dia 14 de abril, Alexandre Zadra tirou mais uma dúvida sobre cruzamento industrial. Confira:

Pergunta:

Tenho matrizes filhas de mãe Nelore e pai Hereford. Qual seria o melhor cruzamento? Também tenho novilhas filhas destas matrizes cruzadas pai Hereford, que seriam 75% Hereford e quero inseminar. Qual seria a melhor raça? Norberto Goedert – Nova Esperança (PR).

Resposta:

Meio-sangue e ¾, naquela região, são graus de sangue que vão muito bem. O ¾ europeu é o limite que eu considero para se fazer uma matriz de qualidade, que fique no rebanho bem adaptada.

O ideal é que você gere heterose, gere choque de sangue sobre a meio-sangue. Então o ideal seria utilizar um outro bimestiço. Podia ser o Brangus ou um africano, como o BonsmaraNa ¾ europeia, sugerimos que pode ser novamente o Brangus ou o Bonsmara, para que se mantenha ali próximo àquele grau de sangue ⅝, ou um pouquinho mais, e aí seja um animal adaptado com heterose, que é o que a gente sempre procura.

Nós procuramos produzir sempre animais que tenham heterose retida ou vigor híbrido com uma certa adaptabilidade ao seu clima e ao seu sistema de criação para você, que têm um clima de verão noturno, a temperatura cai um pouquinho e por isso esse animal próximo a ⅝ vai muito bem. Então mantenha-se nesse grau de sangue, usando nas meio-sangue o Bonsmara ou Brangus e depois faça o rotacionado entre as raças Brangus, Braford e Bonsmara.

Confira o vídeo da entrevista clicando na imagem abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *