Mais uma dúvida esclarecida no quadro Zadra Responde, no Giro do Boi. O pecuarista Arthur Magalhães Abreu possui em sua fazenda vacas 100% zebuínas criadas somente no sal e capim, com ajuda do proteinado para ser consumido junto com a bucha na entressafra. Ele quer fazer um cruzamento industrial a campo que seja extremamente rústico, mas que as fêmeas fiquem em casa.
Pergunta:
Touro Bonsmara é uma boa opção para o cruzamento industrial a campo? Arthur Magalhães Abreu, Curvelo (MG)
Resposta:
O touro Bonsmara vai muito bem a campo no Centro-Oeste e Norte do País. “le cobre bem, é um animal com certa rusticidade, porque ele vem da África do Sul. Ele tem dentro dele um meio-sangue Afrikaner, que é um Sanga, um taurino adaptado lá da África do Sul.
Então o touro Bonsmara cobre bem sobre as matrizes zebuínas. Ele vai fazer um animal meio-sangue Bonsmara x Zebu, ou meio-sangue taurino, de qualidade de carne excepcional. A fêmea é muito boa, essa Bonsmara x Nelore. Ela emprenha cedo, bem como tem habilidade materna muito boa.
Como resultado, os machos produzidos pelo touro Bonsmara também deve trazer boas características para o rebanho. Usando Bonsmara, você consegue agregar ganho de peso, porque ele é um taurino puro, e também qualidade de carne, porque sobre o zebuíno você fará um meio-sangue taurino, um F1 de altíssima qualidade, com carne macia.
Portanto, você tem carne macia, um macho que ganha peso e uma fêmea de ótima qualidade para se fazer uma matriz que vai ser enxertada cedo e ter habilidade materna.
2 comentários em “Touro Bonsmara é uma boa opção para o cruzamento industrial a campo?”
Sobre as femeas F1 de touro Bonsmara e vaca nelore, ja foi falado que são muito precoces e excelentes mães, mas qual seria o cruzamento ideal ou bom pra essas fêmeas F1. Que serão criadas a pasto
Jackson, você tem fêmeas bem tropicalizadas, pois o Bonsmara tem o metabolismo de um animal 5/8 europeu. Jogado em uma fêmea Nelore, que é 100% tropical, você vai fazer um animal que é quase 70% de sangue de raças tropicais. Se for fazer uma recria extensiva em região de calor, recomendo que você use animais bimestiços, como Brangus, Braford, Santa Gertrudes ou Canchim. Se quiser aproveitar as fêmeas, use Brangus e Braford nesta sua F1. Se quiser um cruzamento terminal, use Santa Gertrudes ou Canchim. Se for fazer um superprecoce ou tiver uma recria caprichada, você pode usar Europeu. Neste caso, recomendo que seja um animal de maior porte, como um Black Simental, que vai muito bem para segurar fêmeas, ou Charolês, para terminar macho e fêmea. Se quiser usar Angus também vai bem, mas lembre-se: se jogar europeu em cima dessas fêmeas F1, vão nascer animais com pelo, animais de maior metabolismmo que requerem menores cuidados em termos nutricionais e de ambiência. Lembre-se que no pós-desmama você tem que ter capricho ao usar europeu nessas suas F1