O pecuarista e telespectador do programa Giro do Boi no Canal Rural Vinicius Adamo, de Moreira Sales (PR), levantou uma importante questão sobre a escolha do touro ideal para cruzar com novilhas F1 Angus, considerando as opções entre o Senepol e o Bonsmara. Esse cruzamento entre Angus e Nelore resulta em novilhas de alto valor, combinando a adaptabilidade do Nelore com a qualidade de carne do Angus.
Alexandre Zadra enfatiza a importância de selecionar touros adaptados ao clima quente e úmido da região, destacando o Bonsmara como a principal opção, seguido pelo Senepol. Recomenda-se a escolha de touros Bonsmara de grande porte para maximizar a qualidade da prole, visando produzir animais tricross com tamanho intermediário, qualidade de carne superior e adaptabilidade local.
A orientação de Zadra fornece aos pecuaristas uma direção clara, priorizando o Bonsmara para complementaridade efetiva e considerando o Senepol como alternativa viável, para otimizar a qualidade e o rendimento do rebanho em regiões semelhantes a Moreira Sales.
2 comentários em “Touro Senepol ou Bonsmara: qual a melhor opção para cruzar com novilhas F1 Angus?”
se cruzar o f1 com nelore ou sindi
Zadra bom dia, Eu tenho umas F1 nelore/angus aca na Bolivia em Santa Cruz mais o menos a mesma latitude que Cuiaba, com chuvas de 1200 a 1400 mm no ano, e temperaturas ate 40 no verao e 12 por ums 10 días no inverno . Estoy pensando fazer tricross com semen de touros Tuli. Qual e sus opiniao e recomendaçao
Muito obrigado