Zadra responde: As fêmeas F1 Senepol-Nelore são tão precoces sexualmente quanto às F1 Angus-Nelore? Devo aproveitá-las como matrizes? José Macedo Nunes – Aripuana (MT)

Pergunta:

Zadra, sou um criador de Aripuana, norte do MT, onde usei touros Senepol para cobrir minhas fêmeas Nelore. Pergunto: as fêmeas F1 Senepol-Nelore são tão precoces sexualmente quanto às F1 Angus-Nelore? Devo aproveitá-las como matrizes? Se for aproveitar, quais opções de raças para inseminá-las? Posso usar meus touros Nelore no repasse da IATF nessas F1 Senepol? José Macedo Nunes – Aripuana (MT)

Resposta:

Sua pergunta vem de encontro com a realidade do uso de raças adaptadas cobrindo a campo as Nelore no Pais, produzindo fêmeas F1 muito boas. Recomendo que use essas novilhas F1 Senepol-Nelore com toda certeza. Mesmo podendo não apresentar na média a mesma precocidade sexual que as F1 Angus-Nelore, suas fêmeas F1 Senepol são excelentes como matrizes e com um pouco de capricho entrarão no cio até os 15 meses de idade. Seus irmãos F1 Senepol-Nelore serão bois com ótimo potencial de ganho em peso e adaptados da mesma maneira.

Fêmeas F1 Senepol- Nelore – Muito adaptadas e precoces

Bois F1 Senepol-Nelore com 20 meses e 460 kg. Animais muito rústicos e com alto potencial de ganho em peso – Pará

Quanto a raça a usar nas suas F1 Senepol-Nelore (fêmea 100% tropical), temos algumas boas opções. A 1ª delas é inseminá-las com Angus provados com altas DEPs para desempenho e altura (sendo o mais recomendável Angus americano), onde logrará os benefícios da heterose aliada a adaptabilidade total, pois, nesse caso, os produtos tricross Angus-Senepol-Nelore terão os 50% de grau de sangue máximo de raças europeias exigido pelo clima tropical da região.

Outra opção de uso como raça rotacional é o Black Simental, que traz em sua composição racial 1/8 de sangue Angus, sendo um animal de maior porte que o Angus e mais musculoso. Dessa forma, a complementariedade entre o Simental e a F1 Senepol-Nelore será maior, gerando um boi maior.

Biotipo do tricross Angus- Senepol-Nelore. Animais de pelo zero e com alto potencial produtivo

Touro Tanker – Black Simental. Mocho em coleta nos USA

A respeito da intenção de uso dos seus touros Nelore no repasse das F1 Senepol-Nelore, tenha cuidado com problemas de parto, pois, como sabemos, as maiores causas de distocia são registradas quando usamos touro Zebu em novilhas F1. Recomendamos que preste muita atenção nas linhagens de seus touros Nelore e no peso que suas novilhas parirão, onde para minimizar esse problema o ideal é que venham a parir pela 1ª vez com pelo menos 450 kg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes