No quadro Zadra Responde do dia 3 de março, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um pecuarista de Minas Gerais.
Pergunta:
Tenho fêmeas aneloradas aqui em Minas e pretendo utilizar um touro. Eu pensei nos touros Bonsmara ou um meio-sangue Angus. O que você recomenda?” Marcos, de Abaeté (MG).
Resposta:
Antes de tudo, devemos deixar claro que um touro é um animal de raça pura sendo selecionado para o intuito de transmitir características inerentes à raça. O meio-sangue não é raça, é um animal para abate, ok? Então vamos deixar bem claro: o meio-sangue não é touro.
Se você tem matrizes aneloradas e quer usar um touro, o ideal é você ou utilizar um bimestiço, um Brangus, Braford, um Canchim sobre esta matriz anelorada que vai gerar animais de pelo muito curto e produtivos. Ou utilizar o Bonsmara, porque você gera 100% de heterose e faz carne macia para ser vendida para os frigoríficos com premium. Então, neste caso, a primeira opção seria o Bonsmara. E depois você poderia utilizar outros bimestiços.
Para assistir ao vídeo, clique na imagem abaixo.