Zadra Responde: Devo utilizar novilhas F1 Charolesas/Nelore como matrizes ou levá-las ao abate pesadas? João Carlos – Juruena (MT)

Pergunta: 

Possuo novilhas F1 Charolesas/Nelore, devo utilizá-las como matrizes ou levá-las ao abate pesadas? João Carlos – Juruena (MT)

Resposta:

Olá, João. O Charolês é uma raça francesa desenvolvida para produção de carne e é reconhecidamente a raça de corte que mais ganha peso no mundo. O principio básico do uso do Charolês no cruzamento é o aproveitamento desse potencial absurdo de ganho em peso e carcaças com ótima musculatura para se produzir machos e fêmeas pesados ao abate ou dirigidos à venda na desmama.

Garrote Tricross Charolês x F1 Red Angus capados com 13 meses e 450 kg. Superprecoce.

Bois F1 Charolês x Tabapuã castrados com 15 meses pesando 460 kg. Superprecoces.

Sabemos bem que o vigor hibrido traz resultados excepcionais na fertilidade e precocidade sexual. Sendo assim, qualquer F1 será, na média, melhor que a média dos pais nesse quesito, podendo ser aproveitada toda F1 entre uma raça Europeia e o Nelore.

Temos algumas linhagens de Charolês que, por terem sido selecionadas com critérios diferentes, produzem animais com algumas particularidades. Temos duas linhagens francesas, Elevage e Boucherie, sendo a Elevage aquela selecionada para produzir fêmeas de boa capacidade leiteira e com musculatura menos evidente. Já a linhagem Boucherie foi selecionada para alto desempenho no ganho em peso e carcaças de alto rendimento, com muita musculosidade.

Novilha F1 Charolesa/Nelore. Filha de linhagem americana. Melhor acabamento e precocidade. Marco Garcia – Três Lagoas (MS). 

Caso pretenda usar suas F1 Charolesas/Nelore por não ter outra alternativa de reposição de matrizes através de compra de novilhas ou vacas paridas Nelore na sua região, terá melhores resultados de prenhez nessas F1, caso sejam filhas de sêmen de touros franceses de linhagem Elevage ou mesmo de touros americanos, cuja linhagem foi selecionada para produzir animais de ótimo ganho em peso, mas com melhor acabamento e precocidade.

Se suas fêmeas F1 Charolesas já estão ciclando, aproveite e emprenhe-as, dando preferência para raças taurinas adaptadas.

Caso vá recriar e engordar totalmente a pasto, dê preferência pelo uso do Senepol, que fará uma carcaça precoce e animais altamente adaptados. Se tiver uma recria e engorda usando ração como suplemento, indico o Bonsmara, o qual produzirá animais pesados e com carne de extrema qualidade. Outras opções para o caso de caprichar na recria e engorda ministrando concentrado como suplemento são o Brangus e Braford.

Boi Senepol x Fêmea F1 Charolesa. Altíssima adaptabilidade e complementariedade entre as raças. Superprecoce.

Fêmeas F1 Charolesa/Nelore paridas de Angus. Nesse caso, o produtor desmamará os produtos e jogará diretamente no cocho para produzir o superprecoce.

1 comentário em “Zadra Responde: Devo utilizar novilhas F1 Charolesas/Nelore como matrizes ou levá-las ao abate pesadas? João Carlos – Juruena (MT)”

  1. Pingback: Estou acertando quando cruzo minhas vacas Charolês com Nelore?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *