Zadra responde: Por que poucos criadores usam a raça Hereford no cruzamento? A raça produz bem? Como eu poderia usá-la? Pedro de Maris – Brasilândia (MS)

Pergunta:

Por que poucos criadores usam a raça Hereford no cruzamento? A raça produz bem? Como eu poderia usá-la? Pedro de Maris – Brasilândia (MS)

Resposta:

Oi, Pedro, sua pergunta é bem comum. Vamos tentar responder por partes.

A meu ver, a raça Hereford tem qualidades excepcionais na produção de animais eficientes com carcaças pesadas, tendo ainda boa precocidade sexual e na deposição de gordura subcutânea.

O Hereford não foi largamente utilizado ainda no cruzamento pelo estigma de produzir animais sem pigmentação ocular, o que não é uma verdade quando cruzamos a raça com matrizes nelore.

Bois F1 Hereford (½ Hereford ½ Nelore) pesando 512 kg aos 22 meses – excelente carcaça e pigmentação ocular

Outro fator que afasta os criadores do uso do Hereford no cruzamento diz respeito a pelagem dos cruzados, não havendo padronização, o que na verdade fica para 2º plano quando se analisa as boas carcaças dos animais.

Voce pode usar o Hereford ai na sua região, utilizando sêmen de touros provados sobre suas matrizes Nelore para que os machos sejam comercializados tanto na desmama quanto gordo. Lembramos que a raça, por ter uma carcaça com boa musculosidade, deve ser castrada em torno de 5 arrobas antes do abate, caso sejam terminadas a pasto, ou 100 dias antes de entrarem no confinamento.

As fêmeas F1 Hereford são ótimas mães, com boa precocidade sexual, com destaque para a docilidade da raça.

Matrizes ½ Hereford ½ Nelore.  Ótima adaptabilidade materna e docilidade – São Desidério (BA)  

Caso tenha matrizes cruzadas europeias e pretenda usar o Hereford, terá um desempenho excelente caso desmame os bezerros tricross de Hereford e leve-os diretamente ao cocho, abatendo-os como superprecoces, pois no calor da sua região pastarão com menor intensidade caso a temperatura não baixe de 22 graus.

Bezerros tricross Hereford x F1 Angus. Ótima conformação frigorifica e precocidade. Levados da desmama diretamente ao cocho. Abatidos como superprecoces até os 14 meses de idade

Fazenda Califórnia – Água Boa (MT). Bois tricross Hereford x F1 angus abatidos pesadíssimos com bom rendimento de carcaça

Bezerros Hereford x matrizes F1 Caracu/Nelore. Pelo zero, com ótima carcaça e ganho em peso. Muito adaptado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes