Zadra responde: Qual touro das raças Senepol e Montana você escolheria para repasse de vacas comerciais inseminadas com Simental Preto?

Pergunta:

Zadra, tenho na minha região bons selecionadores de Senepol e Montana. Qual touro dessas raças você escolheria para repasse das minhas vacas comerciais inseminadas com Simental Preto? Guilherme Medici – Xapuri (AC)

Resposta:

Olá, Guilherme. Realmente é uma escolha difícil, pois as duas raças cobrem muito bem no campo e quando usados com vacas Nelore o resultado é excepcional.

Senepol

Ao usar Senepol na sua vacada, você gera 100% de heterose, fazendo fêmeas F1 muito produtivas e bois pesados, com carcaças que atendem peso e conformação. Além disso, a complementariedade entre o Nelore e o Senepol é comparável a do Angus com o Nelore (guardadas as devidas proporções de seleção de cada raça), onde alia-se a altura das vacas Nelore com a precocidade do Senepol.

Bois ½ Senepol ½ Nelore pesando 15 @ com 20 meses a pasto, demonstrando grande potencial de ganho em peso, com boas carcaças (PA)

Novilha ½ Senepol ½ Nelore pesando 10 @ com 20 meses a pasto, pronta para a IATF (PA)

Montana

O Montana é um composto bovino formado por todas as raças de corte num arranjo dirigido entre elas no sentido de aliar produção e adaptabilidade máxima através da exploração da heterose e da genética aditiva de cada raça. Os criadores do Montana dividiram esse composto entre 4 grupamentos raciais: NABC, sendo N de Nelore, A de Adaptado, B de Britânicos e C de Continentais.

Conforme o uso das raças, se define a combinação de cada grupamento, dividindo 16 (100%) para cada grupamento. Por exemplo, se o touro Montana é 4444, significa que tem 25% de sangue de raças de cada grupamento. Caso seja 4840, significa que tem 50% de sangue de raças adaptadas, 25% de Nelore e 25% de Britânico (exemplo prático desse tipo sanguíneo é o tricross Bonsmara ou Senepol com vaca F1 Angus).

A depender dos grupamentos raciais usados, o animal Montana pode ser mais adaptado ou não a certas regiões.

A raça tem inúmeros rebanhos participantes do programa de melhoramento próprio, sendo os 20% melhores animais da raça, ceipados (recebem o CEIP – Certificado Especial de Produção do Ministério).

Vaca ½ Red com bezerro Montana no pé: produtos adaptados e produtivos.  Josias e Uriel  – Alta Floresta (MT)

Bezerro Montana, filho de vaca Anelorada. Josias e Uriel  – Alta Floresta (MT)

Bezerros Montana, filhos de vaca Nelore (MS)

Portanto, touros das duas raças cobrirão bem, fazendo um ótimo trabalho nas suas vacas. Devemos apenas lembrar que a diferença entre touros dentro de uma raça é maior que a diferença entre raças, por isso recomendo que compre sempre touros avaliados pela performance ou DEPs positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Páginas

Postagens Recentes