Pergunta:
Sou criador em Uruguaiana, região sul do Rio Grande do Sul, onde minha família cria Angus há muito tempo. Tenho visto alguns criadores cruzando as vacas com raças Zebuínas. Qual vantagem tenho de fazer o cruzamento inverso que o Brasil faz, usando Nelore ou Tabapuã nas minhas Angus? E o resultado será igual? E se usar Braford nas Angus como alguns vem fazendo aqui na região? Agrego o que? Eros Gartner – Uruguaiana (RS)
Resposta:
Eros, sua pergunta realmente é muito boa. Precisamos antes de tudo deixar claro que o clima dessa região tem extremos, fazendo muito frio com vento e chuva no inverno e um calor escaldante e seco no verão. Dessa forma, o grau de sangue das matrizes para que possam reproduzir bem e desmamar um ótimo bezerro na sua região deve ficar entre 5/8 e ¾ de sangue europeu, como alguns bimestiços (Brangus e Braford) e o Bonsmara, pois com esse grau de sangue europeu perdem os pelos no verão e ganham pelo no inverno. Dessa forma, possuem um alto potencial de adaptação aos extremos do clima gaúcho.
Quanto ao uso do zebu na sua vaca Angus, tenho que o resultado da heterose materna desse cruzamento será maior que o cruzamento usando sêmen Angus nas matrizes Nelore, já que a matriz Angus apresenta ótima habilidade materna, desmamando um bezerro muito pesado. Apenas recomendo que use sêmen de touros zebuínos com DEP negativa para peso ao nascer quando for inseminar suas novilhas Angus, pois é muito comum termos distocia quando usamos zebuínos em novilhas taurinas.
Vaca Angus com bezerro F1 Nelore/ Angus no pé. Muita adaptabilidade aliado a conformação. Argentina.
Quanto ao uso da raça Braford nas suas Angus, você agregará certa adaptabilidade, com o alto potencial produtivo do Braford, logrando os benefícios da heterose. Produzirá um animal com 81% de sangue europeu, melhorando a adaptabilidade em relação a raça Angus pura. Suas filhas serão precoces e os machos produzirão carcaças maiores com melhor rendimento.
Fêmeas Braford x Angus adaptadas para o RS e precoces, com carcaça pesada
Biotipo da animal Braford x angus. Produção com certa adaptabilidade para o RS
Terneiro Braford e mãe Red Angus. Carcaça e peso com adaptabilidade condizente ao clima do sul do RS