Excelente revisão bibliográfica sobre as características dos pelos dos animais e a influência na adaptabilidade à climas quentes. Os autores percorrem uma longa jornada no assunto desde os trabalhos de pesquisa na área realizados pelo Dr Bonsma na África do Sul até os tempos atuais com a descoberta de um gene para pelo zero (Slick Hair gene).
Os trabalhos concluem que as diferenças na pelagem influenciam a performance dos bovinos no clima quente. Animais com pelo curto e de maiores diâmetros de pelo têm mais tolerância ao calor. Animais de cor mais clara são mais tolerantes ao calor que animais mais escuros, com menor temperatura interna e frequência respiratória, pastando por muito mais tempo durante o dia que os animais mais escuros e mais peludos. Animais com pelos mais curtos tem mais capacidade de troca de calor por transpiração, se mantendo mais confortavel no calor.
A introdução de raças com gene para pelo curto nas raças europeias é uma grande oportunidade de aumento de produção de carne e leite nos trópicos.
Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar o material (em inglês).