Zadra responde: Posso usar fêmea Bramanel para reposição do rebanho matrizeiro? Posso também usar os touros Brahman nas minhas novilhas F1 Angus? Humberto B. Nelmitz – Gurupi (TO)

Pergunta:

Zadra, faço IATF com sêmen Angus nas minhas matrizes Nelore e uso no repasse touros Brahman, os quais têm gerado bezerros Bramanel (não sei se existe esse termo) muito pesados. Preciso que me diga se essa fêmea Bramanel pode ser usada para reposição de meu rebanho matrizeiro e se também posso usar os touros Brahman nas minhas novilhas F1 Angus ? A produção do Brahman nas F1 será boa? Humberto B. Nelmitz – Gurupi (TO).

Resposta:

Olá, Humberto. Suas perguntas são recorrentes para quem busca ganho de peso.

Realmente, a produção do Brahman na Nelore (Bramanel) é formidável, pois mesmo sendo dois Zebuínos e teoricamente gerarem menor vigor hibrido quando acasalados, a complementariedade entre ambos é alta quando analisamos as características de cada raça. O Nelore sintetiza ótimo rendimento de carcaça, com comprimento corporal excelente, além de serem mães de ótima habilidade maternal e tetos finos e de tamanho ideal, facilitando a mamada dos recém nascidos. Já o Brahman entra no cruzamento com ossatura  forte, ganho em peso excepcional e destacada musculosidade,  bem como ótima produção de leite (logicamente considerando as raças de corte).

Biotipo da matriz Bramanel – ótima habilidade materna e boa precocidade

Dessa forma, o Bramanel faz bois pesados, precoces e de alto rendimento de carcaça. As femeas Bramanel são pesadas, com boa precocidade e com ótima habilidade materna, sempre desmamando bezerros pesadíssimos quando em boas condições de pastagens.

Na questão seguinte o cuidado do uso do Brahman nas novilhas F1 Angus deve ser maior, pois como sabemos, todo feto, produto de zebuíno e vaca F1, demora de 10 a 15 dias a mais para nascer, gerando então bezerros pesados ao nascer. Assim sendo, não recomendo o uso de Brahman nas novilhas F1 Angus, a menos que sejam touros provados para facilidade de parto.

Para o caso de suas F1 multíparas, o uso do Brahman sobre elas, produzirá animais tricross Brahman excepcionais, com ótima adaptabilidade para serem recriados e engordados extensivamente, bem como terminados em confinamento ou semi confinados, pois seu potencial de ganho em peso é extraordinário, gerando carcaças de ótima musculosidade e muito precoces em termos de arrobas produzidas/ha/ano.

Exemplos de Bezerro Brahman x vacas F1. Musculosidade e ossatura impressionantes. Pesos de desmama muito altos sempre

Caso você queira aproveitar as fêmeas tricross Brahman para reprodução, recomendo que seja feito um levantamento ginecológico quando estiverem com peso adequado para reprodução antes da estação de monta.

Novilhas tricross Brahman x vacas F1 – excepcional adaptabilidade e habilidade materna com carcaça profunda

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *